A nossa Proposta Pedagógica
O período de 0 a 6 anos é o mais importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, a Educação Infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.
Na Educação Infantil, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.
A Educação Infantil do Colégio Objetivo percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos.
Esta concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança o saber ler, escrever e calcular.
Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.
Construir uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças, que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social requer seriedade!
Aos pais e responsáveis cabe a escolha consciente e prudente do espaço educacional de que disporão seus filhos. À escola cabe dar às crianças uma formação tranquila e saudável, através de um projeto educacional alinhado com os novos tempos.
Estímulo ao Processo de Autonomia da Criança
Nossa Escola é para as crianças muito mais do que um local de recreação. É um espaço de lúdico, de socialização, de trocas, de desenvolvimento emocional e físico.
Valorizamos o que a criança quer e faz por si só. Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, ousar sempre, agir com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre.
Esse incentivo também se dá com o auxílio do material didático, que é inventivo, inovador e atende integralmente aos interesses do aluno.
Nessa prática, a criança é livre para inventar, inovar e expressar-se também por meio da colagem, da dobradura, da pintura, do desenho, do recorte e das mais variadas formas de oralidade.
Proposta Educacional
A nossa proposta educacional é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como um indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre a fazer novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe como um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências por meio das linguagens do seu humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.
Metodologia Ativa
Aprendizado pela ação e experimentação
A aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência.
Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova, quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.
Com essa consideração, o trabalho na Educação Infantil possibilita à criança a experimentação, a prática da análise e da síntese, por meio de atividades que a levam a desenvolver a percepção, a capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.
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