7 Motivos Para Matricular Seu Filho(a) no Colégio Campos Piaget

Uma Escola Com Um Sistema é Muito Mais Vantagem Para o Seu Filho(a)

Em 2011, a Direção da escola entendeu que havia necessidade de avaliar o sistema de ensino que atendia aos alunos, visto que o mesmo já estava obsoleto e não atendia mais às necessidades das crianças, as quais precisavam de um sistema que as atendesse de forma plena, significativa e onde a aprendizagem fosse sentida por eles de forma prazerosa, e não imposta ou com atividades maçantes, mecânicas e de duração a curto prazo, visto que era um sistema com aprendizagem por repetição, mas sem o entendimentos dos conceitos e processos envolvidos.


Foi realizada uma pesquisa com vários sistemas de ensino no país, e após um estudo criterioso de cada um, a Direção da escola optou pelo SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO, o qual atenderia plenamente a todos os requisitos em sentido pedagógico, seguem alguns dos motivo da escolha do Sistema:

  • Apostilas de registro em tamanho adequado sendo no formato A3, respeitando a faixa etária, pois na fase pré-escolar ainda estão em desenvolvimento nas habilidades motoras;
  • Formato em fichas soltas, dando a possiblidade do aluno realizar a atividade em qualquer espaço do ambiente escolar, tornando a atividade diferente e atraente para a criança, mais leve no aspecto físico, visto que, livros didáticos em outros formatos causam dificuldades de manuseio e de locomoção para a criança em idade pré-escolar;
  • Conteúdos distribuídos em Sequências Didáticas, usando temas de contos de fadas que além de ser muito atraente paras as crianças, desperta nelas o interesse em ouvir as histórias e discutir sobre elas, trabalhando a interpretação de texto, conceito importantíssimo no processo de alfabetização e letramento;
  • Temas das Sequências Didáticas cuidadosamente estudados, para proporcionar à criança uma aprendizagem efetiva e a longo prazo, também prazerosa e significativa, que tem haver com o seu cotidiano, que seja do seu interesse e que ela possa realmente aplicar o que aprendeu em sua vida diária;
  • Conteúdo focado na aprendizagem significativa em todas as áreas do conhecimento, pensando na alfabetização não como simples ato de ler e escrever de forma mecânica, mas levando o aluno ao LETRAMENTO algo que vai além de ler e escrever, levando o aluno a interpretar o que lê, preparando o aluno para situações reais futuramente;
  • Conteúdos de todas as áreas do conhecimento trabalhados com uma metodologia ativa, por resolução de problemas, investigadora, levando o aluno a ser desafiado constantemente, não dando as respostas, mas respondendo com outra pergunta, levando-o a reflexão, ao conflito cognitivo e permitindo levantar suas hipóteses, tendo o aluno como protagonista, ou seja, ele como parte principal no processo ensino-aprendizagem., e o professor como escriba nos momentos dos registros, e mediador desse processo;
  • As apostilas apresentam para o aluno os dois formatos de escrita, a bastão e a cursiva, entendendo, que a criança já tem contato com a letra bastão a todo instante por meio das mídias e dos produtos adquiridos, e o mesmo não acontece com a letra cursiva, o Sistema Objetivo dá ênfase para letra cursiva, a fim de que a criança desde a fase pré-escolar já tenha esse contato, e aos poucos vá desenvolvendo as habilidades motoras necessárias para se chegar a uma caligrafia convencional, e sem o uso de recursos e ferramentas pedagógicas cansativas que muitas vezes causam danos irreparáveis tanto emocional como físico devido a exposição a treinos ortográficos os quais ela ainda não tem estrutura muscular para tal ação motora;
  • Trabalho em grupo na realização das atividades, aspecto importante nessa fase, pois estamos preparando as crianças para o amanhã, onde ela vai precisar interagir na sociedade de forma grupal dependendo de cada situação vivenciada por ela.
  • Proposta em acordo com a BNCC desde a implantação em nossa escola, ou seja, o Sistema Objetivo, já atendia desde 2011 aos critérios da BNCC, sendo assim estamos à frente do processo de aprendizagem há mais de 10 anos, isso faz com que nossa escola seja uma referência na região;

Por todos esses motivos e com a aprovação dos nossos alunos e dos nossos pais, que a nossa escola tem orgulho de ter um Sistema de Ensino que respeita a criança em todas suas faixas etárias, e é o maior conglomerado de Ensino do nosso país.

 

Quem Não Quer Um Filho(a) Bilíngue?

Uma das principais preocupações que os pais têm com seus filhos é em relação ao aprendizado de um segundo idioma. O ensino bilíngue na educação infantil ainda é uma novidade no mercado e gera muitas dúvidas, principalmente sobre o aprendizado da língua materna ou uma possível confusão de idiomas.

A verdade é que o processo de aprendizado em dois idiomas desde os primeiros anos de escola traz uma grande responsabilidade por parte da escola mas, consequentemente, quando executado com paciência e dedicação como nós da Escola Campos Piaget fazemos, traz grandes benefícios para as crianças durante o seu crescimento.

Raciocínio e Foco

As crianças que aprendem desde cedo a se comunicar em dois idiomas diferentes, desenvolvem um raciocínio mais rápido e têm mais foco para realizar diversas atividades. Isso acontece devido ao estímulo que o cérebro recebe para funcionar rapidamente no momento da escuta, da fala e da leitura em português e inglês, por exemplo, acelerando a sua forma de pensar.


Esse exercício contribui para que a criança desenvolva a capacidade de compreender fatos e modificar seus pensamentos, sendo útil não apenas durante o processo de aprendizado de outras disciplinas, mas também em diversas situações da vida.

Saúde Mental

O ensino bilíngue na educação infantil contribui para que o raciocínio das crianças seja mais rápido, além de uma concentração bem maior para realizar as atividades. Isso está relacionado ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, que nos permitem pensar, analisar, criticar e criar; ou seja, a processar as informações.

O aprendizado de duas línguas durante a infância permite que o cérebro treine constantemente essas habilidades, o que é um benefício para a saúde mental, melhorando a memorização e a capacidade de raciocinar. Uma prova disso pode ser observada em um estudo científico publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) que mostrou que pessoas que falam duas línguas apresentam melhor conectividade cerebral retardando o início do Alzheimer em até cinco anos. Isso acontece porque a criança bilíngue cria uma nova rede neural para o segundo idioma e o estímulo diário proporciona o fortalecimento do cérebro aumentando assim a sua conectividade.

Conhecimento e Socialização

Crianças bilíngues possuem uma habilidade maior de socializar-se com outras pessoas, em diversas situações. Isso contribui para aumentar o conhecimento delas sobre o mundo, entendendo outras culturas e situações que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento do aprendizado e crescimento pessoal. Isso será importante, tanto para sua vida pessoal, quanto para uma vida profissional de sucesso em seu futuro.

Quais Atividades podem estimular o aprendizado Bilíngue?

Na educação bilíngue infantil adotamos várias estratégias lúdicas para atrair o interesse das crianças e garantir o aprendizado. Dentre elas temos:

Música: além de a música atrair a atenção das crianças, ela favorece o aprendizado da escuta, da pronúncia e do vocabulário.

Jogos educativos: os jogos também são ótimas ferramentas para atrair a atenção, a criatividade e o interesse dos pequenos, enquanto o professor trabalha a memorização de vocabulário e frases curtas, por exemplo.

Experimentos científicos: nestas atividades as crianças aprendem sobre ciências e natureza em outro idioma e desperta a curiosidade com as reações observadas, proporcionando espaço para discussões e levantamento de hipóteses.

 

Uma Proposta Pedagógica Clara e Comprovada

O período de 0 a 6 anos é o mais importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, a Educação Infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.

Na Educação Infantil, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, ideias, atitudes e direitos dos outros.

A Educação Infantil do Colégio Objetivo percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos.

Esta concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança o saber ler, escrever e calcular.

Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.

Construir uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças, que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social requer seriedade!

Aos pais e responsáveis cabe a escolha consciente e prudente do espaço educacional de que disporão seus filhos. À escola cabe dar às crianças uma formação tranquila e saudável, através de um projeto educacional alinhado com os novos tempos.

Estímulo ao Processo de Autonomia da Criança

Nossa Escola é para as crianças muito mais do que um local de recreação. É um espaço de lúdico, de socialização, de trocas, de desenvolvimento emocional e físico.

Valorizamos o que a criança quer e faz por si só. Ela é incentivada a perceber a si e aos outros, cuidar de seu corpo e do que lhe pertence, ousar sempre, agir com independência e segurança, saber do que é capaz e tentar superar-se sempre.

Esse incentivo também se dá com o auxílio do material didático, que é inventivo, inovador e atende integralmente aos interesses do aluno.

Nessa prática, a criança é livre para inventar, inovar e expressar-se também por meio da colagem, da dobradura, da pintura, do desenho, do recorte e das mais variadas formas de oralidade.

Proposta Educacional

A nossa proposta educacional é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como um indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre a fazer novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o. Assim, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe como um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências por meio das linguagens do seu humano. É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

Metodologia Ativa

Aprendizado pela ação e experimentação

A aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência.

Refere-se tanto à aquisição de uma resposta inteiramente nova, quanto à mudança de uma determinada conduta já presente no repertório da criança.

Com essa consideração, o trabalho na Educação Infantil possibilita à criança a experimentação, a prática da análise e da síntese, por meio de atividades que a levam a desenvolver a percepção, a capacidade de comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para o abstrato.

 

Seu Filho(a) De Bem Com a Mesada

Nosso Colégio pretente levar a criança a conhecer a educação financeira, e trabalhada de uma forma que proporciona ao aluno, por meio do brincar, a oportunidade de descobrir o universo que o rodeia.

Ele consiste em estratégias que levarão o aluno a expressar sentimentos e pensamentos através de brincadeiras, o que ajudará no desenvolvimento da imaginação, curiosidade e capacidade de expressão, além da possibilidade de ampliar conhecimentos a respeito do mundo, da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.


Preparado para atender crianças de 02 a 03 anos de idade, o Programa Descobrir 01 traz em seu conteúdo jogos simbólicos do faz-de-conta e da leitura de imagens, com o intuito de que o aluno aprenda brincando, estimulando o desenvolvimento da linguagem e da representação.


Preparado para atender crianças de 3 a 5 anos, o Programa Descobrir 02 traz as histórias do Menino e o Dinheiro. Nelas, existem diversas atividades de grande interesse desse público, em que as narrativas contadas e/ou representadas levam à interação “fisica e oral” com o conhecimento da educação financeira e a estruturação dos conceitos referentes ao consumo consciente e às escolhas.


O Programa Descobrir 03, Nico e sua turma, personagens da Coleção dos Sonhos, proporcionam uma viagem a um mundo de descobertas por meio de atividades lúdicas e histórias envolventes, as quais reforçam os conteúdos do currículo de educação infantil, validados pela Neurociência.

 

Cuidamos Com Muito Carinho da Nutrição Saudável do Seu Filho(a)

 

A Qualy Food, fundada em 2006, presta assessoria e consultoria em Nutrição em berçários, escolas de educação infantil, no ensino fundamental e em cantinas escolares.

A empresa, que faz parte do Grupo Tria – Consultoria e Treinamento desde 2018, atualmente está presente em 7 estados e conta com um time de mais de 45 profissionais.
Somos parceiros da Escola Campos Piaget desde 2018 na alimentação de nossas crianças, com todo carinho e cuidado, representados na escola pela Nutricionista Ana Gabriela Lino CRN3: 51820:

  • Cardápios saborosos e balanceados: Pensados com todo cuidado para o crescimento saudável dos pequenos;
  • Oficinas de educação alimentar: Estratégias para promover a experiência de sabores e informação para alimentação saudável;
  • Avaliação Nutricional: Realizada periodicamente para monitorar o desenvolvimento e crescimento das crianças;
  • Suporte para necessidades nutricionais específicas: Suporte, acolhimento e orientação na escola para crianças com necessidades nutricionais específicas e alergias/intolerâncias alimentares;
  • Segurança dos alimentos: Acompanhamento da cozinha com foco na legislação vigente, para que todos os cuidados sanitários sejam tomados, reduzindo o risco de casos de intoxicação alimentar;
  • Capacitação e treinamento: Para toda equipe escolar, abordando temas de higiene e preparo dos alimentos e comportamento alimentar e nutrição infantil.

 

 

Defesa Pessoal,  Disciplina, Auto-Controle e Muito Mais

 

O Taekwondo é uma arte marcial coreana milenar, que conquista nossos alunos através dos golpes e ensinamentos que essa modalidade olímpica traz.

Através de longos estudos e experiências os especialistas educadores confirmaram os benefícios resultantes às crianças praticantes de Taekwondo: maior desenvolvimento físico e mental, auto-controle, auto-confiança e excelente coordenação motora; além de adquirir um maior senso de disciplina, e ainda, melhorar consideravelmente seu desempenho escolar.

Aqui, na Escola Campos Piaget, vemos mudanças significativas nos alunos que realizam essa modalidade, através das atividades e interações que a professora proporciona em aula, observamos melhoras nos aspectos psicomotores das crianças, como noção corporal, lateralidade, percepção espacial e temporal, praxia global e fina.

Técnica, Bem-estar

e Muito Mais

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e esforçada.

O Balé clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas por favorecer a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Aqui, na escola Campos Piaget, as aulas de balé são sempre criativas, utilizando recursos didáticos que possam facilitar o aprendizado dos conteúdos estabelecidos, como: histórias, músicas apropriadas, objetos e adereços (bolas, arcos, balões, elásticos, etc.).

O balé clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas com disciplina e ritmo. Nesta etapa do aprendizado, as crianças são estimuladas a trabalhar de forma lúdica e criativa, ou seja, elas brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo, com atividades que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão.

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