A História do Sistema OBJETIVO
Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, em 1965, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.
O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.
Porque o Sistema OBJETIVO?
Em 2011, a Direção da escola, entendeu que havia necessidade urgente de avaliar o sistema de ensino que atendia aos alunos, visto que o mesmo já estava obsoleto e não atendia mais às necessidades das crianças, as quais precisavam de um sistema que as atendesse de forma plena, significativa e onde a aprendizagem fosse sentida por eles de forma prazerosa, e não imposta ou com atividades maçantes, mecânicas e de duração a curto prazo, visto que era um sistema com aprendizagem por repetição, mas sem o entendimentos dos conceitos e processos envolvidos.
Foi realizado uma pesquisa com vários sistemas de ensino no país, e após um estudo criterioso de cada um, a Direção da escola optou pelo SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO, o qual atenderia plenamente a todos os requisitos em sentido pedagógico, seguem alguns dos motivo da escolha do Sistema:
- Apostilas de registro em tamanho adequado sendo no formato A3, respeitando a faixa etária, pois na fase pré-escolar ainda estão em desenvolvimento nas habilidades motoras;
- Formato em fichas soltas, dando a possiblidade do aluno realizar a atividade em qualquer espaço do ambiente escolar, tornando a atividade diferente e atraente para a criança, mais leve no aspecto físico, visto que, livros didáticos em outros formatos causam dificuldades de manuseio e de locomoção para a criança em idade pré-escolar;
- Conteúdos distribuídos em Sequências Didáticas, usando temas de contos de fadas que além de ser muito atraente paras as crianças, desperta nelas o interesse em ouvir as histórias e discutir sobre elas, trabalhando a interpretação de texto, conceito importantíssimo no processo de alfabetização e letramento;
- Temas das Sequências Didáticas cuidadosamente estudados, para proporcionar à criança uma aprendizagem efetiva e a longo prazo, também prazerosa e significativa, que tem haver com o seu cotidiano, que seja do seu interesse e que ela possa realmente aplicar o que aprendeu em sua vida diária;
- Conteúdo focado na aprendizagem significativa em todas as áreas do conhecimento, pensando na alfabetização não como simples ato de ler e escrever de forma mecânica, mas levando o aluno ao LETRAMENTO algo que vai além de ler e escrever, levando o aluno a interpretar o que lê, preparando o aluno para situações reais futuramente;
- Conteúdos de todas as áreas do conhecimento trabalhados com uma metodologia ativa, por resolução de problemas, investigadora, levando o aluno a ser desafiado constantemente, não dando as respostas, mas respondendo com outra pergunta, levando-o a reflexão, ao conflito cognitivo e permitindo levantar suas hipóteses, tendo o aluno como protagonista, ou seja, ele como parte principal no processo ensino-aprendizagem., e o professor como escriba nos momentos dos registros, e mediador desse processo;
- As apostilas apresentam para o aluno os dois formatos de escrita, a bastão e a cursiva, entendendo, que a criança já tem contato com a letra bastão a todo instante por meio das mídias e dos produtos adquiridos, e o mesmo não acontece com a letra cursiva, o Sistema Objetivo dá ênfase para letra cursiva, a fim de que a criança desde a fase pré-escolar já tenha esse contato, e aos poucos vá desenvolvendo as habilidades motoras necessárias para se chegar a uma caligrafia convencional, e sem o uso de recursos e ferramentas pedagógicas cansativas que muitas vezes causam danos irreparáveis tanto emocional como físico devido a exposição a treinos ortográficos os quais ela ainda não tem estrutura muscular para tal ação motora;
- Trabalho em grupo na realização das atividades, aspecto importante nessa fase, pois estamos preparando as crianças para o amanhã, onde ela vai precisar interagir na sociedade de forma grupal dependendo de cada situação vivenciada por ela.
- Proposta em acordo com a BNCC desde a implantação em nossa escola, ou seja, o Sistema Objetivo, já atendia desde 2011 aos critérios da BNCC, sendo assim estamos à frente do processo de aprendizagem há mais de 10 anos, isso faz com que nossa escola seja uma referência na região;
Por todos esses motivos e com a aprovação dos nossos alunos e dos nossos pais, que a nossa escola tem orgulho de ter um Sistema de Ensino que respeita a criança em todas suas faixas etárias, e é o maior conglomerado de Ensino do nosso país.
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