Prejuízos pedagógicos de não mandar seu filho para escola
Os prejuízos pedagógicos de não mandar as crianças à escola podem ser irreparáveis

Por mais dedicados que sejam os pais, é praticamente impossível reproduzir o modelo da escola dentro de casa e isso, por si só, já é um excelente motivo para mandar as crianças para a aula, pois mesmo que o Corona vírus ainda seja motivo de preocupação e o acesso universal à vacina seja algo distante, os prejuízos pedagógicos de não mandar seu filho para a escola, especialmente na educação infantil, podem ser irreparáveis.

Pode parecer exagero, mas o excesso ou falta de cobrança e disciplina na rotina de estudos, assim com a ansiedade de ver a criança concluir determinada tarefa, pode acabar influenciando na maneira como seu filho irá encarar os desafios escolares não só nos primeiros anos da sua formação, mas ao longo de toda sua carreira acadêmica podendo gerar traumas como aversão a matemática, leitura ou escrita, por exemplo.

Pais não são professores

Eunice Gomes, pedagoga e professora há 14 anos, ressalta que crianças pequenas não conseguem enxergar seus pais como professores, por mais que eles queiram, e isso acaba atrapalhando no processo de estudar em casa.

Hoje dando aula na Escola Campos Piaget em Itaquera, zona leste de São Paulo, ela conta que mesmo pais com formação pedagógica têm dificuldades em dar aulas para seus filhos. Eunice lembra que um dos problemas das aulas remotas impostas pela pandemia foi justamente o fato dos pais se frustrarem por não conseguirem fazer os filhos perceberem quais eram os momentos de estudo e quais eram os de lazer.

Ela também afirma que os prejuízos pedagógicos de não mandar seu filho para escola ficam ainda mais evidentes quando os pais, de forma instintiva, tentam emular as técnicas de estudo que eles aprenderam nos tempos de escola, métodos geralmente ultrapassados e que por isso já não fazem parte das novas práticas educativas.

“Aprendemos a estudar de um jeito que não é usado há muito tempo. Todos os anos, os métodos de ensino são aprimorados e adequados a nova realidade que vivemos. Internet, celular e Youtube não existiam na nossa época de escola, por isso tentar ensinar nossos filhos da mesma forma que fomos ensinados é um grande erro”.

“Aprendemos a estudar de um jeito que não é usado há muito tempo”

“Respeitando o ritmo de cada criança hoje em dia o professor desenvolve dentro da própria sala de aula diferentes formas de apresentar os mais diversos conteúdos e com isso, mesmo aqueles alunos que percebemos ter algum desafio inicial, num segundo momento, conseguem assimilar as atividades apresentadas ”, conclui.

Finalmente, a educação básica carrega aspectos que vão moldar a maneira como nós nos relacionamos com os estudos pelo resto das nossas vidas, e o distanciamento do ambiente escolar associado a falta de preparo dos responsáveis para lidar com os vários cenários que envolvem o processo de alfabetização, podem impactar diretamente no futuro acadêmico dos pequenos.  Sendo assim, antes de decidir, pense bem em todos os prejuízos pedagógicos de não mandar seu filho para escola.