Dúvidas sobre a volta às aulas em 2021
Escolas particulares estão preparadas para volta segura às aulas

Assim que os órgãos responsáveis começaram a debater o retorno das atividades presenciais na educação infantil muitas perguntas surgiram na cabeça dos pais, especialmente questões relacionadas aos protocolos de higiene adotados a partir dessa retomada então, para mostrar como as escolas estão se preparando para esse momento, vamos responder algumas das principais dúvidas sobre a volta às aulas em 2021.

Como foi a preparação reabertura das escolas?

Desde que surgiu a possibilidade de reabertura as escolas, principalmente as boas escolas particulares, se preparam para esse retorno, muitas vezes, com reuniões semanais, de equipe para alinhar como os protocolos de segurança e higiene serão incluídos nas rotinas das crianças, professores e colaboradores.

De a acordo com Edison Silva, mantenedor da Escola Campos Piaget, em Itaquera, São Paulo, os preparativos da instituição que atua há 31 anos na educação infantil começaram poucas semanas após o governo do Estado ter decretado o início da quarentena.

“criamos protocolos de segurança e sanitização treinando todos incessantemente com reuniões e exercícios que são ajustados semanalmente a medida que novas informações sobre o vírus são divulgadas”.

Edison Silva

“Ainda no mês de março de 2020 demos o primeiro passo buscando informações sobre as formas de prevenir e impedir o contágio da doença. Com isso, começamos a reunir a equipe para definir os procedimentos que seriam adotados de acordo com os novos dados que a OMS e a mídia divulgavam. Por fim, criamos protocolos de segurança e sanitização de acordo com a realidade da nossa escola treinando todos incessantemente com reuniões e exercícios que são ajustados semanalmente a medida que novas informações sobre o vírus são divulgadas”, conta.

As crianças pequenas precisam usar máscara na escola?

Depende. A atual recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), assim como da Academia Americana de Pediatria (AAP) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é que crianças de até dois anos não precisam utilizar máscaras por haver riscos de sufocação, contudo, a partir dessa idade, a utilização desse EPI é recomendada por isso o uso de máscara vem sendo adotado pelas escolas também para alunos do ensino fundamental.

As aulas remotas ainda são uma opção?

Nas escolas particulares esse tipo de aula ainda será uma opção para aquelas famílias que não se sentirem seguras em mandar seus filhos para escola, porém vale reforçar que a recomendação da SBP é que o tempo de exposição das crianças pequenas a telas seja de no máximo 30 minutos por dia e que por mais que os pais se esforcem, é praticamente impossível reproduzir em casa o mesmo ambiente da escolinha o que no final pode acabar prejudicando o desenvolvimento escolar das crianças.

Quais os protocolos de higiene que serão adotados?

Segundo Renata Loiola, responsável pelo setor de marketing da Escola Campos Piaget, os pais querem ter certeza de que todas as medidas estão sendo adotadas e por isso esta é uma das principais dúvidas sobre a volta às aulas em 2021.

“No caso da Campos Piaget, além da manutenção do distanciamento entre as crianças durante a maioria das atividades, a aferição de temperatura, troca de máscaras, higienização de mãos e calçados, assim como a sanitização diária de todos os brinquedos e ambientes da escola, seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde e da OMS, já faz parte das rotinas diárias da escola”.

Já Edison completa: “Nos preparamos para esse momento desde o primeiro momento com o treinamento da equipe, aquisição de EPIs e atenção à ciência. Sabemos que existem realidades diferentes, mas no diz respeito ao ensino privado, as escolas se prepararam da melhor maneira possível para esse ano letivo o que deixa os pais ainda mais seguros de mandar seus filhos para a escola”, conclui.