Por que você deve ler para seus filhos
Inserir a literatura de forma lúdica na rotina das crianças traz inúmeras vantagens

Muitos pais pensam que ler para seus filhos é apenas uma das formas de criar novos laços e boas memórias com as crianças, porém vários especialistas afirmam que inserir de maneira lúdica a literatura desde cedo no cotidiano dos pequenos traz inúmeros benefícios para seu desenvolvimento, por isso reserve alguns minutos do seu dia para estimular essa prática, pois certamente o interesse do seu filho pelos livros trará frutos para toda a sua vida.

Com o crescente acesso a novas tecnologias ler para as crianças se torna algo cada vez mais raro no cotidiano de muitas famílias. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela Reading is Fundamental (RIF), empresa ligada à loja de departamentos norte-americana Macy’s, mostrou que nos Estados Unidos, apenas 33% dos pais tinham o hábito de ler histórias para os filhos antes de dormir. Já outros 50% afirmram que as crianças preferem gastar esse tempo com videogames, celulares e outros aparelhos eletrônicos um dado preocupante.

Aprendendo pela escuta

Em 2018, as pesquisadoras Angelica Sepúlveda e Ana Teberosky da Universidade de Barcelona, na Espanha divulgaram um estudo revelando que ler para as crianças em voz alta, além de ser uma prática efetiva para a criação de vínculos afetivos entre pais e filhos, também é uma das formas mais eficientes de estimular o desenvolvimento cognitivo na primeira infância. 

Elas concluíram que as crianças apresentadas aos livros e histórias desde os primeiros meses de vida crescem mostrando um maior domínio da linguagem oral, maior capacidade concentração, raciocínio, criatividade, vocabulário.

Como ler para os filhos melhora o desempenho escolar

No ambiente escolar, especialmente na educação infantil, é possível notar que aquelas crianças que trazem de casa o hábito de ouvir histórias, desenvolvem melhor sua inteligência emocional, aprendem a compartilhar e trabalhar em grupo, além de apresentarem maior facilidade em aprender.

Segundo o psicólogo americano Michael Tomasello, co-diretor do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na cidade de Leipzig, Alemanha, isso acontece porque a leitura em voz alta, diferente do simples ato de falar, do ponto de vista cognitivo, contribui para uma aprendizagem mais instrutiva que impacta positivamente na habilidade das crianças entenderem o mundo de forma mais contextualizada e influencia diretamente na sua capacidade de assimilar novas informações.

Leia para seu filho desde o berço

Muitos pais não possuem o hábito de ler e por isso têm mais dificuldades de iniciar essa prática com os filhos. Obviamente a máxima de “dar exemplo” também vale para a leitura, mas nunca é tarde para começar. Crianças de 0 a 5 anos se beneficiam ainda mais quando os pais leem para elas por isso, quanto mais cedo começar melhor.

Crianças que trazem de casa o hábito de ouvir histórias, desenvolvem melhor sua inteligência emocional

O primeiro passo é escolher livros adequados à idade do seu filho(a). Comece por histórias curtas e lúdicas, pois isso irá gerar interesse nos pequenos. Se tiver dúvidas, peça ajuda na escola do seu filho, pois as professoras terão enorme prazer em indicar as melhores opções para cada faixa etária.

Além disso, quando possível, leve a criança a uma livraria e deixe ela interagir com os livros, escolher histórias e conhecer esse mundo. Fazendo isso, não importa se você gosta de interpretar os personagens ou de fazer uma leitura mais contida, só o fato de estar lendo para par ela irá despertar seu interesse por outras histórias, além de formar laços que serão levados para toda a vida.  

LEIA MAIS:

COMO PASSAR UM TEMPO DE QUALIDADE COM MEUS FILHOS?

COMO TRABALHAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO SEU FILHO?

A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO DA CRIANÇA COM A ESCOLA