Como passar um tempo de qualidade com meus filhos?
Para nosso filhos, qualidade é melhor que quantidade quando o assunto é o tempo que passamos com eles

Quando falamos de comunicação entre pais e filhos, uma variável importante para o debate é a questão do tempo. É comum, seja você ou não pai ou mãe de primeira viagem, se questionar sobre o tempo que você dedica aos filhos, a família etc. Muitos pais se culpam por achar que não passam um tempo de qualidade com seus filhos justamente por terem de dividir seu dia entre trabalho, afazeres domésticos, estudo, contas… assim por diante.

É provável que você também já tenha se censurado sobre isso, mas fique tranquilo, você não é a única pessoa a ter enfrentado esse sentimento. Uma boa notícia? Para os nossos filhos não é necessariamente a quantidade de tempo que importa, mas sim a qualidade dos momentos que passamos com eles.

Para nosso filhos, tempo de qualidade é mais importante que quantidade

Pense na seguinte situação: um pai ou mãe que mesmo atarefado, cansado e estressado do trabalho, consegue chegar em casa à noite e perguntar para a filhinha como foi o dia?  O que ela aprendeu na escola? Etc. Ou seja, um pai que mesmo cansado da rotina gasta uma hora do seu dia conversando com a criança, interagindo com ela, ajudando na lição de casa, lendo para ela antes de dormir…

Agora pense numa situação um pouco diferente: um pai que fica o dia inteiro em casa com sua filhinha, ambos com tempo, mas cada um no seu canto. Ao longo do dia o pai fica assistindo televisão, navegando na internet ou focado em algum outro projeto enquanto a filha, que está bem ao seu lado, fica jogando no celular, assistindo vídeos no Youtube ou fazendo outra coisa qualquer.

No primeiro caso o pai tem um número de horas com sua filha limitadas por sua rotina, porém mesmo não sendo muito, se comparado com o restante do tempo que ele perde no trabalho ou até mesmo no trânsito, certamente é um tempo de qualidade e sua filhinha terá boas lembranças, provavelmente para sempre, sobre esses momentos.

Já no segundo exemplo, pai e filha, apesar de juntos durante o dia, estão “vivendo” vidas diferentes. Com cada um no seu canto, fica impossível criar laços e cultivar momentos significativos para os dois.

Por isso, antes de se martirizar sobre a quantidade de tempo que você gasta com seu filho, pense que os momentos que estiverem juntos devem ser de qualidade. Mesmo que sejam apenas algumas horas por dia, faça com que esse tempo seja único, divertido e significativo na vida dos seus filhos, pois certamente eles vão lembrar disso por muitos e muitos anos.

Mostre interesse pelo que seu filho aprendeu na escola

E se você ainda duvida que qualidade é melhor que quantidade também quando o assunto são as crianças, saiba que o interesse dos pais sobre a vida e a rotina acadêmica dos filhos, mesmo quando falamos de crianças pequenas, influencia, inclusive, no seu rendimento escolar.

Segundo Ana Campos, pedagoga e diretora da Escola Campos Piaget, em Itaquera, zona leste de São Paulo, “é importante que os pais saibam da sua importância no processo de formação acadêmica dos filhos. Incentivar a criança, por exemplo, falando de forma positiva da escola e da professora, é fundamental para que ela realmente olhe para a escola de uma forma agradável, prazerosa, e se sinta atraída pela escola o que faz toda a diferença na sua formação”, afirma.