Como fazer seu filho ter uma infância feliz
Uma infância feliz ajuda a moldar adultos mais confiantes

Criar filhos certamente é o maior projeto na vida dos pais. É natural que para ter sucesso nisso você se preocupe com os diferentes aspectos que envolvem o processo. Educação, saúde, desenvolvimento físico e socioemocional sabidamente são pontos que devem ser  contemplados para que a criança se desenvolva, entretanto, levar isso como se fosse um roteiro a ser seguido ponto a ponto, pode acarretar em frustações e traumas, por isso é importante compreender que antes de tudo fazer seu filho ter uma infância feliz deve ser seu  objetivo.

Apesar de ser mais comum em adultos, o diagnóstico de depressão em crianças vem sendo documentado por cientistas desde 1960 e, nos últimos anos, registros apontam que crianças cada vez menores apresentam sinais da doença ou de distúrbios associados a ansiedade tanto que hoje é possível diagnosticar sinais desses problemas a partir dos seis anos de idade.

Infância feliz é sinônimo de sucesso no futuro?

Já é consenso entre especialistas que crianças que crescem em ambientes seguros que oferecem a ela um clima positivo, principalmente nos primeiros anos de vida, desenvolvem maior capacidade de ter um comportamento assertivo em relação ao restante do mundo, maior inteligência emocional e melhor entendimento do que é certo e errado e isso dá para elas mais confiança e capacidade de se desenvolver tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

Por outro lado, crianças que crescem em ambientes nocivos ou são vítimas de violência física ou verbal quando pequenas têm maior propensão a desenvolver algum distúrbio socioemocional ao longo da vida. 

Um recente estudo realizado no Recife com adolescentes entre 14 e 16 anos e publicado no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apontou que 59% dos jovens que participaram apresentavam algum grau de depressão enquanto 19,9% das crianças ouvidas foram diagnosticadas com sintomas relacionados a ansiedade. 

Como fazer com que seu filho tenha uma infância feliz?

Ao ouvir falar em ambientes tóxicos é possível que você imagine uma casa onde a criança sofre com abusos físicos ou verbais, onde ela presencia brigas entre os adultos ou está inserida dentro de um contexto de vulnerabilidade física ou emocional.

Até certo ponto isso está certo, porém, hoje em dia, psicológicos, psicopedagogos e especialistas em educação já sabem que o conceito de ambiente tóxico é um pouco mais amplo e pode, por exemplo, enquadrar um espaço onde a criança é pressionada a ser “perfeita” em tudo a todo momento.

Você pode até não ter percebido, mas já pode ter pressionado seu filho a fazer algo que ele não se sentia seguro a fazer, ou ter repreendido a criança por não ter realizado determinada tarefa da forma que você achava a mais adequada.

Seja numa atividade da escola, ou num momento de lazer no qual a criança não conseguiu completar um jogo, a forma como você incentiva seu filho e mostra que perder ou errar também faz parte do processo influenciará na forma como ele irá se desenvolver emocionalmente.

Desse modo seu objetivo deve ser sempre dar o apoio e o suporte para a criança compreendendo esse perfil e estimulá-la na medida certa e por isso, criar um contexto no qual ela se sinta segura para tentar e errar – quando isso ocorrer – sem medo de represálias é fundamental para que ela tenha uma infância feliz e cresça com confiança nas suas próprias capacidades.

Promova um ambiente feliz para que seu filho se desenvolva

Seja em casa ou na escola, o importante é a criança se sentir segura para explorar o mundo e expressar seus sentimentos sabendo que terá a compreensão, o incentivo e o acolhimento das pessoas a sua volta.

Por isso proporcionar para os pequenos um ambiente onde eles não presenciem brigas ou discussões, onde eles não sofram com cobranças e comparações excessivas, no qual eles percebam que os adultos do seu círculo familiar também cometem erros e se desculpam por isso, sem que isso seja visto como uma falha, é importante para que tanto os pais quantos os filhos tenham um ambiente de convivência mais harmônico e emocionalmente saudável.

Além disso, mais importante que oferecer uma agenda repleta de atividades extracurriculares, dar para seus filhos a possibilidade de brincar e de ter uma interação real com você fará com que eles tenham uma infância muito mais feliz.

LEIA TAMBÉM:

VIOLÊNCIA VERBAL NA INFÂNCIA

ESTIMULE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DO SEU FILHO

COMO PASSAR UM TEMPO DE QUALIDADE COM MEUS FILHOS?

7 DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O SEU FILHO