Fases no processo de alfabetização das crianças
processo de alfabetização
Passar por todas as fases de alfabetização é fundamental no processo de aprendizagem das crianças

A descoberta de letras, sílabas e palavras durante na infância, é um período mágico na vida de crianças, pais e professores por isso ficamos tão felizes quando vemos os pequenos colocarem em prática tudo que aprendem à medida que evoluem na escrita e na compreensão de palavras e frases. Então descubra quais são as fases no processo de alfabetização das crianças e como saber em qual delas seu filho está?

Fases no processo de alfabetização das crianças

De maneira objetiva as etapas de escrita, leitura, e posteriormente, alfabetização são facilmente percebidas por pais e responsáveis, pois estão separadas basicamente em quatro estágios:

Pré-silábico

Nesse primeiro estágio do processo de alfabetização das crianças elas começam a perceber que a escrita é uma representação daquilo que é falado e assim tentam reproduzir, por meio de desenhos e rabiscos, os sons que escutam, porém ainda não conseguem relacionar o que ouvem com o som das letras.

Silábico

Durante o estágio silábico, o aluno já percebe a correspondência entre as letras e aquilo que é falado. Ele também é capaz de interpretar, a sua maneira, a letra e atribuir valor de sílaba a cada uma delas. Mais ou menos como se cada sílaba representasse uma letra.

Silábico-alfabético

Aqui é onde começa a ficar mais claro que processo de alfabetização das crianças está rendendo os frutos desejados, pois é nesse estágio aonde o aluno começa a compreender que as sílabas são compostas por mais de uma letra e que juntas elas formam um determinado som.

Última etapa no processo de alfabetização das crianças

Por fim, o quarto e último estágio do processo de alfabetização na educação infantil, é o alfabético. Nessa etapa o aluno começa a entender o valor das letras e sílabas, consegue reproduzir de forma adequada todos os fonemas que compõem uma palavra caracterizando assim a sua escrita formal.

Na educação brasileira, esses quatro estágios foram estabelecidos ainda nos anos 1980 a partir das pesquisas publicadas pela psicóloga e pedagoga argentina, Emilia Ferreiro, uma das principais discípulas do cientista suíço Jean Piaget, que é nada menos que um dos maiores estudiosos do mundo sobre educação infantil.

Assim como Piaget, Emilia conclui que as crianças encontram meios próprios de assimilar novas informações e por isso, seguir cartilhas e métodos herméticos não é a melhor maneira de alfabetizar os alunos, pelo contrário, a escola deve dar ferramentas para que os pequenos absorvam e desenvolvam, por diferentes caminhos, os conteúdos dados na sala de aula, passando por todas essas etapas e atingindo, normalmente entre os seis e sete anos, a sua fase alfabética.