processo de alfabetização
Passar por todas as fases de alfabetização é fundamental no processo de aprendizagem das crianças

A descoberta de letras, sílabas e palavras durante na infância, é um período mágico na vida de crianças, pais e professores por isso ficamos tão felizes quando vemos os pequenos colocarem em prática tudo que aprendem à medida que evoluem na escrita e na compreensão de palavras e frases. Então descubra quais são as fases no processo de alfabetização das crianças e como saber em qual delas seu filho está?  

Fases no processo de alfabetização das crianças

De maneira objetiva as etapas de escrita, leitura, e posteriormente, alfabetização são facilmente percebidas por pais e responsáveis, pois estão separadas basicamente em quatro estágios:

Pré-silábico

Nesse primeiro estágio do processo de alfabetização das crianças elas começam a perceber que a escrita é uma representação daquilo que é falado e assim tentam reproduzir, por meio de desenhos e rabiscos, os sons que escutam, porém ainda não conseguem relacionar o que ouvem com o som das letras.

Silábico

Durante o estágio silábico, o aluno já percebe a correspondência entre as letras e aquilo que é falado. Ele também é capaz de interpretar, a sua maneira, a letra e atribuir valor de sílaba a cada uma delas. Mais ou menos como se cada sílaba representasse uma letra.

Silábico-alfabético

Aqui é onde começa a ficar mais claro que processo de alfabetização das crianças está rendendo os frutos desejados, pois é nesse estágio aonde o aluno começa a compreender que as sílabas são compostas por mais de uma letra e que juntas elas formam um determinado som.

Última etapa no processo de alfabetização das crianças

Por fim, o quarto e último estágio do processo de alfabetização na educação infantil, é o alfabético. Nessa etapa o aluno começa a entender o valor das letras e sílabas, consegue reproduzir de forma adequada todos os fonemas que compõem uma palavra caracterizando assim a sua escrita formal.

Na educação brasileira, esses quatro estágios foram estabelecidos ainda nos anos 1980 a partir das pesquisas publicadas pela psicóloga e pedagoga argentina, Emilia Ferreiro, uma das principais discípulas do cientista suíço Jean Piaget, que é nada menos que um dos maiores estudiosos do mundo sobre educação infantil.

Assim como Piaget, Emilia conclui que as crianças encontram meios próprios de assimilar novas informações e por isso, seguir cartilhas e métodos herméticos não é a melhor maneira de alfabetizar os alunos, pelo contrário, a escola deve dar ferramentas para que os pequenos absorvam e desenvolvam, por diferentes caminhos, os conteúdos dados na sala de aula, passando por todas essas etapas e atingindo, normalmente entre os seis e sete anos, a sua fase alfabética.

LEIA TAMBÉM:

DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM: O QUE É E COMO IDENTIFICAR?

7 COISAS QUE TORNAM UMA INFÂNCIA FELIZ

DEPRESSÃO INFANTIL: POR QUE DEVEMOS NOS PREOCUPAR?

COMO FAZER SEU FILHO TER UMA INFÂNCIA FELIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Preencha o formulário e agende já sua visita ao Campos Piaget!

Ensino infantil até 5º ano

Tire suas Dúvidas Aqui...