Distúrbio de aprendizagem: O que é e como identificar?
Existem diferentes distúrbios de aprendizagem que, em diferentes graus, podem atrapalhar a vida escolar do seu filho

Dificuldade para receber, processar e analisar informações são os sintomas mais comuns em crianças que convivem com algum distúrbio de aprendizagem. Contudo, para além da dislexia e TDAH, existem outros diagnósticos menos conhecidos que também prejudicam o desenvolvimento escolar e social dos pequenos e, por isso, quanto antes pais e educadores identificarem os sinais, mais eficientes serão os tratamentos.

Principais causas dos distúrbios de aprendizagem

Histórico familiar, riscos pré-natais e neonatais, fatores genéticos e ambientais, assim como traumas físicos (lesões na cabeça ou infecções do sistema nervoso) e psicológicos podem desencadear problemas e aumentar o risco de a criança desenvolver algum tipo de distúrbio que interfira na sua capacidade de leitura, expressão escrita, matemática e habilidades não-verbais, por exemplo.

Discalculia

A incapacidade de a pessoa entender princípios de contagem, conceitos numéricos ou aritmética é conhecida como “incapacidade matemática” ou Discalculia.

Atualmente entre 3% e 8% das crianças em idade escolar apresentam sinais desse distúrbio que, para além dos números, também impacta na capacidade de aprender a ler, e influencia no surgimento de outros problemas como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Dislexia

Talvez o distúrbio de aprendizagem mais conhecidos pelas pessoas, é um problema neurobiológico crônico, com origem no cérebro, coluna vertebral e nervos que se caracteriza pela dispersão e falta de atenção que resulta na dificuldade de assimilação por parte do aluno.

Pessoas com dislexia também demonstram ter mais dificuldades no aprendizado da fala, na leitura e na escrita – principalmente das regras e conceitos ortográficos – devido à dificuldade de memorização.

Disgrafia

A disgrafia é um o transtorno relacionado a problemas psicomotores e que afeta a percepção e a capacidade escrita das pessoas com isso, os portadores desse distúrbio frequentemente cometerem diferentes erros ortográficos, levando os alunos a apresentarem dificuldade em formar palavras, reconhecer e diferenciar letras maiúsculas e minúsculas, espaçamento entre palavras, entre outros.

TDAH

O TDAH ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma doença crônica que pode causar comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, entre outros.

Podendo ser genético ou fruto de episódios de traumas ou stress, normalmente as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao TDAH são diagnosticadas na infância e acompanham o indivíduo pelo resto da vida.

Sinais de que seu filho pode ter um distúrbio de aprendizagem:

• Atua ou mostra desafio, hostilidade ou reações emocionais excessivas na escola ou ao fazer atividades acadêmicas, como lição de casa ou leitura;
  • Tem problemas para em entender e seguir instruções;
  • Tem dificuldade em lembrar o que alguém acabou de dizer;
  • Não domina habilidades de leitura, matemática, ortografia ou redação na idade e nos níveis escolares ou próximo dele;
  • Perde facilmente trabalhos de casa, livros escolares ou outros itens;
  • Resiste em fazer tarefas de casa ou atividades que envolvam leitura, redação ou matemática, ou de forma consistente não consegue concluir essas atividades sem ajuda significativa;
  • Falta de coordenação ao caminhar, praticar esportes ou habilidades como segurar um lápis, por exemplo;
  • Tem dificuldade em entender o conceito de tempo.

Por fim, se o seu filho apresenta algum distúrbio de aprendizagem, o primeiro passo é respirar fundo e entender que existem formas de contornar as dificuldades para que ele, ou ela, consiga superar todas as etapas da sua formação escolar.

Buscar ajuda de uma equipe multidisciplinar é fundamental para que a criança seja diagnosticada e inicie o tratamento o mais cedo possível, além disso, é muito importante contar com a ajuda de uma escola que tenha uma equipe preparada, com profissionais com formação adequada para trabalhar com alunos que tenham alguma característica especial.

Com o diagnóstico médico precoce, e o acompanhamento de pais e educadores, essa criança pode ter uma vida escolar mais tranquila, sem traumas, e com o estímulo adequado para que ela conquiste seus objetivos acadêmicos.