Depressão infantil: Por que devemos nos preocupar?
O diagnóstico da depressão em crianças é muito mais difícil que em adultos

Mesmo sem consenso sobre as causas do problema, os cientistas sabem que casos de depressão infantil podem ser desencadeados por fatores genéticos ou por motivos externos como o divórcio dos pais ou a perda de parentes próximos. Além disso, com a chegada da pandemia, o isolamento e o afastamento do ambiente escolar, que resulta na diminuição da interação com outras crianças, também podem ser gatilhos para o surgimento do problema.

Casos de depressão infantil já são estudados desde 1960, porém só recentemente a psiquiatria a reconheceu como um problema também para as crianças isso porque o diagnóstico, no caso dessa faixa etária, é muito mais difícil por isso pais, educadores e médicos devem ficar atentos aos sinais que os nossos filhos podem passar.

Sintomas da depressão infantil

Quando pensamos em depressão o senso comum logo relaciona a doença com a tristeza e a apatia comum em adultos que sofrem com o problema, porém, quando falamos em crianças pequenas, os sintomas podem ser um pouco diferentes e você deve ficar muito atento a eles.

O primeiro sinal de que algo está errado é a criança deixar de sentir alegria em realizar atividades antes prazerosas para ela. Outra forma da depressão infantil se manifestar em crianças pequenas é através da irritação extrema ou da apatia profunda.

Quando a “birra” acontece em diferentes momentos, com coisas comuns do dia a dia, como a perda de um brinquedo ou de uma brincadeira, pode ser uma forma do seu filho expressar que algo não está bem.

Da mesma forma o desinteresse em brincar, interagir com os pais, colegas e familiares, alterações no ciclo do sono, assim como a perda de apetite e a queda no rendimento escolar também são indícios de que seu filho precisa de uma maior atenção.

É importante ressaltar que o diagnóstico de depressão em crianças e adolescentes é resultado de uma soma de fatores e que os sintomas não devem ser encarados de forma isolada até por isso muitos pais resistem em acreditar que os filhos pequenos podem ter um problema.

Outros sinais e sintomas da depressão infantil

• Mudança no padrão alimentar;
  • Choro excessivo;
  • Medos excessivos;
  • Hiper ou hipoatividade.
  • Pouca capacidade de se divertir;
  • Sentimento de culpa;
  • Sonolência ou insônia;
  • Sentimentos de desvalia;

Tratamento da depressão infantil

Para os casos mais leves a indicação médica costuma ser a realização de um acompanhamento psicológico tanto para a crianças quanto para os pais que, muitas vezes, acabam se sentindo culpados pelo diagnóstico da criança.

Já para os casos moderados e graves da doença, além da psicoterapia, também ocorre a indicação para o uso de medicamentos que, na grande maioria dos casos, têm boa resposta em crianças que acabam usando os remédios por menos tempo.

E se não for tratada?

Por não conseguir se expressar, a depressão infantil pode acabar se manifestando através de sintomas físicos como dores de cabeça ou dor de barriga, por exemplo. Já em situações mais graves – e mais raros – as crianças podem começar a falar sobre morte.

Em outros casos elas podem desenvolver um comportamento chamado de parassuicida, em que ela não se protege e sofre acidentes consecutivos, como atropelamento; queda da árvore; queda de bicicleta etc. colocando, mesmo que de forma não consciente, a própria vida em risco.

Além disso, quando não é tratada de forma adequada, a depressão infantil pode gerar uma série de dificuldades para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança e ainda se torna um problema crônico na adolescência e na vida adulta influenciando no uso de drogas, na agressividade e no desenvolvimento socioemocional ao longo da vida.

LEITA TAMBÉM:

COMO FAZER SEU FILHO TER UMA INFÂNCIA FELIZ

VIOLÊNCIA VERBAL NA INFÂNCIA

COMO PASSAR UM TEMPO DE QUALIDADE COM MEUS FILHOS?

COMO TRABALHAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO SEU FILHO?