A importância do vínculo da criança com a escola
Diante desse contexto de pandemia, muitos pais ainda têm receio de mandar seus filhos pequenos de volta à escola, algo muito natural, porém com o bombardeio de informações que recebemos diariamente, acabamos esquecendo de ponderar sobre a importância do vínculo da criança com a escola e como essa relação vai muito além do ensino.
Inteligência emocional
O psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico Edward John Mostyn Bowlby, um dos maiores especialistas em desenvolvimento infantil do mundo, fala sobre a “Teoria do Apego” e como as crianças de forma instintiva se ligam a ambientes e pessoas com as quais se sentem protegidas. Nesse contexto, a escola está intimamente ligada ao aprendizado e aplicação de princípios e valores fundamentais que serão levados pelo resto de nossas vidas.
Um fator que você deve considerar na hora de mandar seu filho para escola, especialmente quando falamos de crianças pequenas, é que a ida para esse novo ambiente geralmente é a primeira oportunidade que elas têm de convivência fora do círculo familiar, porém ainda dentro de um ambiente acolhedor e de validação.
Esse é o momento onde elas começam a lidar com possibilidades diferentes daquelas encontradas dentro de casa e isso apresenta para os pequenos novas perspectivas fazendo com que se sintam acolhidos e confiantes, inclusive, para poder se arriscar e errar sem medo, pois sabem que vão receber apoio para superar esses momentos de frustação.
União entre escola e família
Para Ana Campos, pedagoga e diretora da Escola Campos Piaget, em Itaquera, zona leste de São Paulo, nesse momento, o papel da escola vai muito além do ensino e a união de estrutura de qualidade, bons professores e apoio das famílias, especialmente quando o assunto é educação infantil, se tornou ainda mais importante.
“Diversas pesquisas apontam que a absorção de conhecimento acontece de forma mais plena quando a criança desenvolve um vínculo afetivo com a escola e, em especial, com seu professor por isso quando falamos de Educação infantil a construção desse vínculo afetivo da criança com a escola é fundamental para que tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento da sua inteligência emocional fluam de forma plena”, ressalta.
O impacto da convivência
Somos seres sócias e encontramos na convivência com outras pessoas possibilidades de aprendizado, desafios, conflitos e apoio o que é fundamental para o nosso desenvolvimento como indivíduos e como comunidade e quando falamos de crianças essa necessidade se torna ainda maior e instintiva por isso, muitas vezes, a nossa relação com nossos professores e colegas de classe se torna algo tão espontâneo e motivador.
“É importante que nesse momento as famílias realmente incentivem as crianças falando de forma positiva da escola e da professora, pois isso é fundamental para que elas realmente tenham um olhar agradável e prazeroso para a escola e se sintam atraídas por ela explorando um novo mundo cheio de novidades que irá ajudá-las a se desenvolver nos aspectos emocionais, físicos e na construção de novos hábitos que farão parte de todas as etapas de suas vidas”, conclui Ana.
LEIA TAMBÉM
DÚVIDAS SOBRE A VOLTA ÀS AULAS EM 2021
PREJUÍZOS PEDAGÓGICOS DE NÃO MANDAR SEU FILHO PARA ESCOLA
7 DICAS PARA ESCOLHER A MELHOR ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O SEU FILHO