Estimule o processo de aprendizagem ao longo da infância
Mais do que nunca pais e educadores devem estar alinhados ao longo do processo de aprendizagem das crianças

O tempo que apenas a escola e a família eram as responsáveis por transmitir informação para as crianças ficou para trás há muitos anos. Com os pequenos tendo acesso cada vez mais cedo a internet, hoje a informação está literalmente em qualquer lugar. Porém exposição constante a equipamentos eletrônicos gera nos pais dúvidas sobre como o processo de aprendizagem pode ser estimulado ao longo da infância?

Aprender é um processo

A primeira coisa que os pais devem saber é que o aprendizado é um processo contínuo na vida dos filhos. Desde os primeiros dias de vida as crianças recebem estímulos que influenciam na forma como elas desenvolvem a linguagem, o comportamento, habilidades, valores e, por consequência, a assimilação de novas informações.

Antes de mais nada, a família deve compreender que para competir com estímulos externos como a TV, videogame ou celular, é preciso tornar o caminho da aprendizagem algo agradável para a criança.

Use a curiosidade natural que elas têm como uma oportunidade de ensinar algo novo. Quando seu filho usa o porquê ele abre uma janela de oportunidades para você mostrar um mundo de novas possibilidades.

Seja através de brincadeiras e jogos, da contação de histórias, da leitura ou simplesmente do compartilhamento de experiências como assistir a um filme ou ouvir uma música, cada nova atividade que vocês fazem juntos pode ser um caminho divertido para você ensinar um novo som, um novo jogo, uma nova palavra, idioma ou habilidade manual para a criança.

O papel da escola no processo de aprendizagem

Como vimos, o estímulo aprendizagem está em toda parte, porém a escola, principalmente na primeira infância, ocupa um papel crucial ao longo dessa caminhada. Crianças que têm acesso a uma escola de qualidade, que tenha como proposta pedagógica colocar o aluno como protagonista, conseguem se destacar já durante os anos de alfabetização.

Para comprovar essa tese, um estudo realizado em 2011 pela da Fundação Carlos Chagas apontou que alunos que tiveram acesso a uma educação básica de qualidade apresentavam um desempenho 12% melhor na comparação com alunos que estudaram em escolas consideradas de nível inferior.

Com isso, entender qual é o perfil da escola onde seu filho estuda é fundamental para compreender como você pode ser um aliado poderoso dos educadores no processo de aprendizagem do seu filho ao longo de toda sua infância.

A tecnologia é sua aliada

Vivemos em um mundo conectado e ensinar a geração Alpha é uma tarefa muito complexa, afinal diferente de nós, ela já nasceu na era da internet, da agilidade, e da informação na palma da mão, então por que não aproveitar isso para aguçar a curiosidade e acelerar o processo de aprendizagem do seu filho?

O celular, ou o tablet, podem ser grandes aliados durante toda jornada de ensino, basta saber como utilizá-los. Aproveite o fascínio natural das crianças por esses eletrônicos para ensiná-las a fazer pesquisas.

Mostre que é possível visitar outros lugares e até outros planetas sem sair de casa. Estimule a criatividade mostrando animais exóticos, florestas distantes, museus, arte e artistas que têm relação, por exemplo, com o conteúdo que ele está aprendendo na escola.

Essa pode ser uma ótima maneira de revisar conteúdos dados em sala de aula de forma mais interativa e lúdica. Além disso, a utilização de aplicativos que utilizam música para ensinar ou que promovem jogos e brincadeiras pedagógicas, também são formas divertidas de introduzir a criança no mundo da cultura, da leitura e também da escrita.

Cuidado com excessos

Mas vale lembrar que o excesso de exposição de crianças pequenas a telas pode trazer alguns desafios por isso é importante que seu filho tenha momentos off-line que permitam ele trabalhar a imaginação da forma “tradicional”. Para isso desenhar, pintar, brincar com jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças apropriados para sua idade vai ajudar no desenvolvimento da concentração, além de oportunizar momentos onde ele ou ela podem criar suas próprias brincadeiras.

Por fim, quanto antes começarmos a estimular bons hábitos de aprendizado, melhor para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos, porém é preciso respeitar o tempo de cada criança. Tenha certeza que seu filho está maduro suficiente para receber o estímulo que você deseja passar, pois isso será fundamental para despertar nele o desejo de apender e de superar novos desafios.