Como a escola estimula o desenvolvimento da criança
Image by rawpixel.com
Desenvolvimento da criança passa por várias etapas e é papel da escola auxiliar nesse processo

Já nos primeiros anos de vida, a colégio exerce um papel fundamental na vida dos alunos. Seja na educação infantil ou no ensino fundamental, os anos iniciais dentro da sala de aula irão influenciar diretamente no desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo dos pequenos. Mas como a escola estimula o desenvolvimento da criança?

Ter professores qualificados para entender as necessidades das crianças e traçar, junto com as famílias, a melhor estratégia de ensino para cada aluno, é um bom começo.

Possuir uma estrutura capaz de proporcionar segurança para os pequenos, ao mesmo tempo que estimula a interação ativa entre eles, também é importantíssimo.

Porém, ter uma metodologia de ensino que coloca a criança como protagonista, dando a ela as ferramentas necessárias para se desenvolver de forma segura e completa é, sem dúvidas, o grande segredo das escolas de sucesso.

De acordo com um estudo da Fundação Carlos Chagas, crianças matriculadas na educação infantil, e que têm acesso a uma escola de qualidade, apresentam um desempenho 12% melhor na Provinha Brasil (aplicada para alunos do 2º. ano do ensino fundamental da rede pública).

Desenvolvimento físico

O convívio com outros alunos aliado a um programa de ensino que estimula o desenvolvimento físico trabalhando a coordenação motora grossa e fina, a percepção espacial e a lateralidade, é o primeiro passo para acelerar o desenvolvimento das crianças já nos primeiros meses de contato com a escola.

Obviamente que o tempo de cada aluno deve ser respeitado, afinal todos nós assimilamos mudanças e novos comportamentos em ritmos diferentes, mas para os pequenos, especialmente nos primeiros anos de vida, esse processo de socialização será fundamental para o estimulo futuro de todas as suas potencialidades físicas, sejam elas esportivas ao não.

Desenvolvimento social

Juntamente com o crescimento físico, o convívio com outras crianças estimula nos alunos o seu desenvolvimento social.

Esta etapa engloba a capacidade do pequeno se relacionar não só com os colegas de sala e professores, mas também com outros adultos e familiares. Aprendendo a lidar com diferenças culturais e regras sociais.

Nesse ponto, o colégio cumpre o papel de grande incentivador justamente por proporcionar à criança um ambiente onde ela não será o centro das atenções (como acontece em casa).

Por meio de brincadeiras próprias para cada idade, as professoras e educadores ensinam e estimulam aspectos sócias importantes como o diálogo, o respeito e a empatia.

Desenvolvimento afetivo

Se você não ficou preso numa ilha ou perdida no espaço durante a última década com certeza ouviu falar sobre inteligência emocional e como ela se tornou um dos aspectos mais relevantes no mercado de trabalho, por exemplo.

Pode não parecer, mas é justamente na escolinha, durante o ensino fundamental, que essa “inteligência” começa a ser estimulada.

O desenvolvimento social é um dos principais aspectos trabalhados pelos educadores ao longo dos anos inicias.

Através de brincadeiras adequadas para cada idade, paciência e atenção a comportamentos que geralmente passam despercebidos pelas famílias, a escola ajuda os alunos a entender o mundo ao seu redor ensinando eles a lidar melhor com conflitos, variações de humor e personalidade.

Desenvolvimento cognitivo

Estimulo a memória, ao raciocínio lógico, a resolução de problemas simples e complexos (adequados para cada idade) e a linguagem de modo geral.

O desenvolvimento cognitivo é a área do desenvolvimento da criança de avalia todos esses aspectos. Resumidamente trata-se da área que analisa a capacidade do cérebro de assimilar e reagir a estímulos, ou seja, sua evolução natural.

Normalmente esse é o ponto que mais preocupa os pais: será que meu filho está aprendendo, será que ele está avançado ou apresenta algum desafio do pondo de vista cognitivo?

Bom, é na escola que essas perguntas são respondidas. Do ponto de vista pedagógico professoras e educadores diariamente avaliam a evolução de cada criança e são capazes de diagnosticar desafios que muitas vezes passam longe do radar de pais e familiares.

Por esses e por vários outros motivos é fundamental que os profissionais da educação, os professores, e a escola dos seus filhos estejam preparados para dar o suporte necessário para alunos e família para que assim, de forma conjunta, tudo caminhe para que o estímulo ao desenvolvimento da criança ocorra de maneira saudável.